Acesso

Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2011

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALAGOAS



       A Emancipação Política de Alagoas foi a separação da comarca de Alagoas da Capitania de Pernambuco. Várias foram as causas que contribuíram para a nossa emancipação. Entre as principais temos:
  1. Causa social - na época, Alagoas já contava com oito vilas e uma população de 6.000 habitantes.
  2. Causa econômica - o desenvolvimento econômico de Alagoas teve início na época em que os índios cultivavam cereais, fumo e mandioca. Depois veio a exploração da cana-de-açúcar.
  3. Causa política - a criação da vara judiciária em Alagoas (1717) e a criação de sua comarca foi o primeiro passo dado para nossa emancipação política.
         No dia 16 de setembro de 1817, D. joão VI separa as províncias de Alagoas da capitania de Pernambuco, dando-lhe um governo próprio, com toda autonomia Administrativa.
         A partir dessa data, Alagoas passou a ser capitania, tendo como capital a Vila de Alagoas, hoje Marechal Deodoro. Dom João VI nomeia para governar Alagoas o Tenente-Coronel Sebastião de Melo Póvoas. E coma emancipação, o lucro com as vendas dos produtos não ia mais para Pernambuco - era investido em suas próprias terras. Isso significa também a Emancipação econômica.



O Brasão foi criado pelo Dr. Théo Brandão, em 1963,  também no governo de Luiz Cavalcante.



1.       O Brasão simboliza as primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo, bem como suas riquezas agrícolas: a cana-de-açúcar e o algodão. As cores das faixas (vermelho, branco e azul), escolhidas por estarem presentes no brasão estadual, remetem à tricolore, simbolizando os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
2.       Os escudos representativos das três vilas formadoras do Estado, as vilas de Alagoas (atual Marechal Deodoro), Porto Calvo e Penedo, possuem também uma significação histórica e ao mesmo tempo geográfica e cultural.
3.       Os três peixes tainhas postas em pala, isto é, uma por sobre a outra, representam as três principais e maiores lagoas da então povoação: a Lagoa Mundaú ou do Norte, a Lagoa Manguaba ou do Sul e a Lagoa de Jequiá, que fica isolada mais ao sul do estado próxima ao município de Barra de São Miguel. Representam igualmente uma das maiores riquezas da região: a pesca. Os ramalhetes verdes do brasão inserido na bandeira representam outras principais fontes de riquezas do estado: as culturas do coqueiro (Cocus Nucifera) e da cana-de-açúcar.
4.       A estrela de prata de cinco pontas - posta no alto do escudo como timbre - é uma tradição da heráldica brasileira onde faz referência a uma das estrelas que estão no brasão e na bandeira do Brasil. Seu significado simbólico faz referência ao hino de Alagoas, demonstrando o estado como uma "estrela radiosa que reluz ao sorrir das manhãs...", e quer dizer também que Alagoas é uma das unidades da Federação Brasileira.

Bandeira do estado de Alagoas  /Cores:  Vermelho, Branco  e Azul



A Bandeira de Alagoas foi criada por meio da Lei Estadual nº 2.628, de 23 de setembro de 1963. Tem a forma de um retângulo e é divida em três partes iguais, de cores vermelho, branco e azul. O significado dessas cores na bandeira alagoana é o seguinte:
  • vermelha - representa a coragem;
  • branca - simboliza a paz;
  • azul - representa as lagoas e os rios.

O HINO DE ALAGOAS

            O atual hino de Alagoas foi adotado como hino oficial do estado no governo de Gabino Besouro, em 1894.
         A letra é de Luiz Mesquita, e a música, de Benedito Raimundo da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário